domingo, 18 de novembro de 2007


Astronomia lunar: o lado oculto da Lua. A grande bacia mostrada é a Cratera Daedalus. Ela cobre cerca de 93 quilômetros e foi fotografada pela tripulação da Apollo 11 enquanto circundavam a Lua em 1969.

domingo, 11 de novembro de 2007

Afinal o que são os Neutrinos??

São partículas elementares da matéria/energia, que possuem carga elétrica neutra e uma massa quase desprezível, (antigamente acreditava-se que não possuíam massa, porém já foi comprovado que apesar de muito pequena essa massa existe!). Para termos uma melhor compreensão do tamanho dessas partículas o elétron tem 511 mil eV, enquanto que a massa dos neutrinos está entre 0.03 e 0.1 eV. ( Uma curiosidade interessante é que estima-se que se a massa de todos os neutrinos que existem no universo fosse somada, seria equivalente a massa de TODAS as estrelas!!)

Os neutrinos são formados em processos de desintegração beta e desintegração dos mésons K. Eles têm uma velocidade próxima à velocidade da luz e chegam à Terra através da radiação cósmica. Sofrem apenas interações fracas e gravitacionais.
Para essas partículas a matéria é transparente, atravessam a Terra (e alguns pensam que talvez o Sol também), praticamente sem perder energia. (Imaginem que nesse momento em media 60 bilhões de neutrinos por segundo estão atravessando o corpo de vocês enquanto lêem esse post!!)

Mas qual é a importância dessas partículas que são tão simples, sem carga e que têm massa quase desprezível?

Elas trazem muitas informações sobre nosso universo, por exemplo, a idade do universo e também a quantidade de matéria/energia negra existente no espaço, o que pode nos ajudar a descobrir se o universo é aberto, fechado ou plano. Podemos, com ajuda dos neutrinos também, estudar as reações termonucleares que ocorrem no Sol, de forma a obter mais informações sobre a nossa estrela! Realmente é muito importante estuda-los para que possamos entender cada vez melhor o nosso universo!!:)

sábado, 10 de novembro de 2007

Características Físico-químicas da atmosfera!


As características físico-químicas da atmosfera

O composto de gases que envolvem a Terra permitiu o surgimento e a manutenção da vida no planeta, o que nos diferencia dos outros planetas do sistema solar.
A atmosfera terrestre é mantida devido à atração gravitacional exercida pelo planeta sobre ela. De acordo com a altura que se encontram na superfície esse conjunto de gases adquire características próprias e nos permite classificar a atmosfera em camadas.
É difícil definir exatamente onde acaba a atmosfera porque quanto mais alto mais rarefeito ele vai se tornando (a densidade vai diminuindo), então calculamos um valor médio de 10.000 km de altitude.
A camada mais alta da atmosfera, a exosfera, tem como propriedade a absorção de raios X e gama e a camada mais baixa, a troposfera, tem como propriedade ser reguladora do efeito estufa, por isso é fundamental para a manutenção da vida no planeta e é nela que ocorrem os principais fenômenos climáticos. As camadas que estão acima da troposfera desempenham um papel importante também, elas absorvem grande parte da radiação solar nociva.
Podemos perceber então que a dinâmica de fluxos de energia e matéria que se realizam no sistema Terra-Atmosfera ocorrem na camada mais baixa, próximo à superfície terrestre. Essa dinâmica origina processos de transferência, transformação e armazenamento de energia e matéria que provocam os fenômenos climáticos. Esse complexo sistema permite a distribuição de temperaturas globais e gera um equilíbrio dinâmico entre os climas de diferentes regiões do planeta.
Podemos perturbar esse equilíbrio emitindo gases adicionais para a atmosfera, como por exemplo, a emissão exagerada de gás carbônico, dessa forma aumenta a capacidade de aquecimento que causa muitas alterações climáticas a nível global. Mas isso já não é uma característica da atmosfera em si, mas sim um resultado da interação homem-atmosfera que poderemos discutir melhor em outra postagem... :)

domingo, 4 de novembro de 2007

O Deus de Einstein

Como o maior de todos os gênios lidava com as questões metafísicas da humanidade. E o que o seu conceito pessoal do Todo-poderoso pode ensinar à tropa de choque dos cientistas-ateus do século 21 ! ( trecho de uma reportagem publicada na revista Galileu em novembro/2007)


Em meados dos anos 1930, o diplomata e mecenas alemão conde Harry Kessler (1868-1937) chegou para o já renomado Albert Einstein e lançou: "Professor, ouvi dizer que você é profundamente religioso". Sem se alterar, o cientista respondeu: "Sim, você pode dizer isso. Tente penetrar, com os nossos meios limitados, os segredos da natureza. Você vai descobrir que, por trás de todas as concatenações discerníveis, há algo sutil, intangível e inexplicável. A veneração a essa força que está além de tudo o que podemos compreender é a minha religião. Até certo ponto, de fato, eu sou religioso".
Apesar de um tanto escorregadia, a resposta - e outras declarações ao longo da sua vida - não dá muita margem a dúvidas: Einstein acreditava em Deus. Embora seja bem menos complicada de entender do que a Teoria da Relatividade, a idéia que o cientista desenvolveu do Todo-poderoso é cheia de sutilezas e meios-tons. Isso fez com que, assim como suas descobertas científicas, seus conceitos religiosos gerassem controvérsias e discussões que chegam acesíssimas aos dias de hoje.

:)

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Supercondutividade!!

É uma característica intrínseca de certos materiais, quando se esfriam a temperaturas extremamente baixas, conduzem corrente elétrica sem resistência nem perdas, funcionando também como um diamagneto perfeito abaixo de uma temperatura crítica.
( Diamagnetismo perfeito é exclusão do campo magnético do interior do material - Efeito Meissner).

A supercondutividade pode ser entendida como um fenômeno quântico-macroscópico, ou seja, este estado pode ser descrito por uma única função de onda, e tem diversas aplicações práticas, como por exemplo:
-> Construção de bobinas com fios supercondutores, que possibilitam gerar um campo magnético intenso ( o que não seria possível com fios comuns de cobre!), essas bobinas são utilizadas na construção de MagLevs (trens que levitam);
-> Aparelhos de Ressonância Magnética Nuclear que geram um campo magnético homogêneo na região onde o paciente é colocado e um sensor capta informações que formarão as imagens;
-> Sensores SQUID (Superconducting Quantum Interference Device), que permitem realizar medidas magnéticas extremamente sensíveis.
-> Aplicações na Óptica Quântica: As cavidades que são usadas para gerar estados quânticos (por exemplo: estados de Fock) são supercondutoras, pois é necessário uma reflexão perfeita da onda eletromagnética confinada dentro da cavidade supercondutora, o que é possível pela falta de resistência do material.
:)

sábado, 27 de outubro de 2007

Meteorologia

A Meteorologia no seu sentido mais amplo é uma ciência extremamente vasta e complexa, pois a atmosfera é muito extensa, variável e sede de um grande número de fenômenos. Contudo, certas idéias e conceitos básicos estão presentes em todas as áreas da meteorologia. Esses conceitos mais gerais são abordados em disciplinas tradicionais da Meteorologia : a Meteorologia Física, a Meteorologia Sinótica, a Meteorologia Dinâmica e a Climatologia.
A Meteorologia Física estuda os fenômenos atmosféricos relacionados diretamente com a Física e a Química:


processos termodinâmicos,
composição e estrutura da atmosfera,
propagação da radiação eletromagnética e ondas acústicas através da atmosfera,
processos físicos envolvidos na formação de nuvens e precipitação,
eletricidade atmosférica,
reações físico-químicas dos gases e partículas, etc...

Dentro da Meteorologia Física tem se desenvolvido o campo da aeronomia, que trata exclusivamente com fenômenos na alta atmosfera.


A Meteorologia Sinótica está relacionada com a descrição, análise e previsão do tempo. Na sua origem era baseada em métodos empíricos desenvolvidos na 1ªmetade do século, seguindo a implantação das primeiras redes de estações que forneciam dados simultâneos (isto é, sinóticos) do tempo sobre grandes áreas. Atualmente utiliza os conhecimentos gerados nas diversas disciplinas da Meteorologia, em especial a Meteorologia Dinâmica.


A Meteorologia Dinâmica também trata dos movimentos atmosféricos e sua evolução temporal mas, ao contrário da Meteorologia Sinótica, sua abordagem é baseada nas leis da Mecânica dos Fluídos e da Termodinâmica Clássica. É a base dos atuais modelos atmosféricos de previsão do tempo nos principais centros de previsão dos países desenvolvidos. Sua principal ferramenta são os computadores. Com a crescente sofisticação dos métodos de análise e previsão do tempo a distinção entre a Meteorologia Sinótica e Dinâmica está rapidamente diminuindo.

Algumas aplicações práticas da meteorologia:

previsão de fenômenos atmosféricos que influenciam as atividades humanas (por exemplo, o tempo no dia-a-dia, riscos para a aviação, secas, tempestades severas, eventos na alta atmosfera que possam afetar as rádio-comunicações),
avaliação do impacto das atividades humanas sobre o meio atmosférico (por exemplo, poluição do ar, modificação da composição da atmosfera, tempo e clima),
modificações benéficas de certos processos físicos que agem em pequena escala (por exemplo, supressão de granizo, aumento e redistribuição da precipitação) e,
fornecimento das informações estatísticas básicas da atmosfera necessárias para planejamento de longo prazo (por exemplo, zoneamento de uso do solo, projeto de edifícios, especificações para aeronaves). :)

Fonte:http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-1.html

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Nada é certo... são apenas probabilidades!

Teoria do Caos

Resumidamente a Teoria do Caos é que uma pequenina mudança no ínicio de um evento qualquer pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro.
Ou seja, uma ação realizada por você ou qualquer outra pessoa ou um animal hoje, trará uma resultado amanhã, que não pode ser previsto absolutamente,mas sim em termos de probabilidades. No início da década de 1960, o então meteorologista americano Edward Lorenz descobriu que fenômenos aparentemente simples tinham um comportamento tão desordenado quanto a vida. Ele chegou a tal conclusão ao testar um programa de computador que simulava o movimento de massas de ar,em um dia digitou algumas casas decimais a menos com a espectativa de que o resultado mudasse pouco. No entanto a alteração insignificante transformou completamente o padrão das massas de ar.
Para o meteorologista, era como se “ o bater das asas de uma borboleta no Brasil causasse, tempos depois, um tornado no texas”.
Com base em tais observações, ele formulou equações que mostravam o tal “efeito borboleta”. Estava criada a Teoria do Caos. Com o passar do tempo, cientistas concluíram que a mesma imprevisibilidade aparecia em quase tudo, da quantidade que o olho pisca até a cotação da Bolsa de Valores. Contudo, na decada de 1970, o matemático polonês Benoit Mandelbrot deu um novo impulso à Teoria do Caos, ao notar que as equações de Lorenz coincidiam com as que ele próprio havia feito quando desenvolveu os fractais (figuras geradas a paritir de fórmulas que retratam matematicamente a geometria da natureza, como o relevo do solo ou as ramificações de veias e artérias). A união da matemática de Mandelbrot e o experimento de Lorenz, indica que a teoria do caos está na essência de tudo, modelando o universo.

Fonte:Por Eliene Percília Equipe Brasil Escola.com (adaptado)

Vamos falar de sons...

... quando estudamos ondas, a primeira aplicaçao em que pensamos são as ondas sonoras que são as mais presentes em nosso dia-a-dia...
A seguir vamos ver algumas definições e características dos sons que ouvimos...

Ondas sonoras:
O som é uma onda mecânica longitudinal, resultado do aparecimento de zonas de compressão e rarefação no meio em que se propaga. Nas ondas mecânicas, as vibrações das partículas materiais criam a onda, como em molas, cordas, superfícies de líquidos, etc. Por causa disso, esse tipo de onda precisa de um meio material para existir. As ondas longitudinais se propagam na mesma direção da vibração da fonte. Nossas cordas vocais estão posicionadas na garganta de tal maneira a vibrar na direção de expulsão do ar, para poder propagar o som de nossa voz no sentido do tubo traqueal.
Qualidades fisiológicas do som:
Há várias grandezas físicas que caracterizam o som. Três delas merecem destaque e são chamadas de qualidades fisiológicas do som, pelas quais nossa percepção sonora atua: a altura, a intensidade e o timbre. A altura permite que o ouvido humano diferencie um som grave de um som agudo. Por exemplo, a voz de um homem é grave enquanto que a de uma mulher é aguda. Em outras palavras, o homem fala mais baixo que a mulher. Os sons graves possuem freqüências menores que os sons agudos. Por isso, a mulher fala com maior freqüência. Já a intensidade relaciona-se à potência do som e distingue um som forte ou intenso de um som fraco. Equivale ao volume do som. Diariamente cometemos um erro ao dizer "aumenta o som" ou "abaixa o som", porque estamos misturando essas duas qualidades. Por fim. o timbre diferencia as fontes sonoras em mesma altura e intensidade, como os sons de um piano e de um sax tocando uma mesma nota.
Som audível e inaudível:

É considerado como som audível aquelas ondas que consigam sensibilizar o ouvido humano, com freqüências variando em torno de 20 a 20.000 Hz, em média. Abaixo da freqüência mínima, ele é chamado de infra-som e acima da freqüência máxima, denomina-se ultra-som. Ambos os sons, ultra-som e infra-som, são inaudíveis para o ouvido humano.
Esse material foi encontrado no site:http://www.ufpa.br/ccen/fisica/aplicada/trovaoc.htm
Boa leitura! :)

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Mais algumas curiosidades..

...

A cada segundo, 100 raios atingem a superfície terrestre.

Em outubro de 1999, um iceberg do tamanho de Londres, soltou-se do continente Antártico.

Se você conseguisse dirigir seu carro na vertical, direto para cima, levaria apenas uma hora para chegar ao espaço (algo em torno de 65 km).

Quando uma pulga salta, a aceleração à qual ela se submete chega à 20 vezes a de um ônibus espacial durante o seu lançamento.

Se o sol tivesse apenas 1 centímetros de diâmetro, a estrela mais próxima dele estaria à 285 quilômetros de distância.

Astronautas não conseguem arrotar quando no espaço – não existe gravidade para separar os líquidos dos gasosos em seus estômagos.

1/1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de segundos antes do Big Bang, o universo era do tamanho de uma ervilha.

Uma enguia elétrica pode dar um choque de 650 volts.

Comunicações sem fio deram um grande passo em 1962, com o lançamento do Telstar, o primeiro satélite capaz de retransmitir sinais de telefone e televisão.

Dentro de 5 bilhões de anos, o sol vai ficar sem energia e se transformar em um “gigante vermelho”

Uma célula sangüínea leva apenas 60 segundos para completar uma circulação completa pelo corpo.

Cerca de um quatrilhão de neutrinos do Sol passaram através do seu corpo enquanto você lia esta frase.

O local mais profundo de todos os oceanos são as Fossas Marianas, no pacífico, com exatos 10.910 metros.

Parte da interferência na sua TV se deve as ondas do Big Bang que gerou o universo.

Mesmo viajando à velocidade da luz, seriam necessários dois milhões de anos para ir da Terra à galáxia mais próxima, Andrômeda.

... ;P~~ espero que estejam curtindo o blog! Bjuss

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Número Aureo...

... ou também conhecido como: proporçao aurea, número de ouro, razão áurea, razão de ouro, divina proporção, proporção em extrema razão, divisão de extrema razão...´
É uma constante real algébrica irracional , denotada pela letra grega Phi (fí) e tem um valor aproximado de 1,618.
Esse número há muito tempo é empregado na arte. Alguns exemplos onde encontramos o número aureo:

Está presente na natureza: no comportamento da refração da luz, dos átomos, do crescimento das plantas, nas espirais das galáxias, dos marfins de elefantes, nas ondas no oceano, furacões, etc

Está presente no corpo humano:
A altura do corpo humano e a medida do umbigo até o chão.
A altura do crânio e a medida da mandíbula até o alto da cabeça.
A medida da cintura até a cabeça e o tamanho do tórax.
A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo.
O tamanho dos dedos e a medida da dobra central até a ponta.
A medida da dobra central até a ponta dividido e da segunda dobra até a ponta.
A medida do seu quadril ao chão e a medida do seu joelho até o chão.
Essas proporções anatômicas foram bem representadas pelo "Homem Vitruviano", obra de Leonardo da Vinci.

Está presente na arte:Um pentagrama regular é obtido traçando-se as diagonais de um pentágono regular. O pentágono menor, formado pelas interseções das diagonais, também está em proporção com o pentágono maior, de onde se originou o pentagrama. A razão entre as medidas dos lados dos dois pentágonos é igual ao quadrado da razão áurea. A razão entre as medidas das áreas dos dois pentágonos é igual a quarta potência da razão áurea.

Também na música... o número aureo foi utilizado por Beethoven e Max Roach, entre outros...

Hoje em dia ainda utilizamos muito essa proporçao aurea, ela está muito presente, às vezes sem termos a menor idéia... Ao padronizar internacionalmente algumas medidas usadas em nosso dia-a-dia, os projetistas procuraram "respeitar" a proporção divina. A razão entre o comprimento e a largura de um Cartão de Crédito, alguns livros, Jornal, uma foto revelada, e etc...

Algumas correntes místicas acreditam que essa proporção harmoniza-se com a glândula pineal e provoca ou estimula uma sensação de beleza ou harmonia no ser humano...

Existem muitas pesquisas em torno desse número porém ainda não se sabe o porquê de ele aparecer em quase toda a natureza...:)

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Prêmio Nobel em física...

... a partir de 2000....

2000: Jack Kilby "pela participação na invenção do circuito integrado"

2002 : Raymond Davis Jr. e Masatoshi Koshiba "pelas contribuições pioneiras à Astrofísica, em particular pela detecção dos neutrinos cósmicos"
Ricardo Giacconi "pelas contribuições à Astrofísica que levaram à descoberta dos raios X cósmicos"

2004: Roy Glauber "por suas contribuições para a teoria quântica de coerência óptica"

2005: John Hall e Theodor Hänsch "por suas contribuições para o desenvolvimento de espectroscopia de precisão baseada em laser, incluindo a técnica de pente de frequência óptica!"

e mais recentemente....

2007 Albert Fert e Peter Grümberg "pela descoberta da magnetorresistência gigante"


--------------------------------------------
Pensamentos!!

"Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável (...) para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer" (Albert Einstein)*


"O ser humano vivencia a si mesmo, seus pensamentos,como algo separado do resto do universo numa espécie de ilusão de óptica de sua consciência. e essa ilusão é um tipo de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos ao afeto apenas pelas pessoas mais próximas.
Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão ampliando nosso circulo de compaixão para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá atingir completamente este objetivo mas, lutar pela sua realização, já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior." (Albert Einstein)

domingo, 14 de outubro de 2007

...

... Oi! Espero que todos estejam curtindo o blog... se tiverem alguma dúvida, quiserem saber mais sobre algum assunto, entrem em contato pelo e-mail : kah_cti@hotmail.com oks?!

Estava navegando pela internet e encontrei algumas curiosidades interessantes:

O fóton (partícula-onda de luz) leva cerca de 8 minutos para sair da superfície do Sol e atingir a superfície da Terra. Mas este mesmo fóton, que é produzido no núcleo do Sol, leva aproximadamente 1 milhão de anos para atingir sua superfície!

O Sol executa uma rotação a cada 25,4 dias.

A velocidade de escape de um planeta representa a velocidade com que um corpo deve ser lançado para cima de modo que ele escape da atração gravitacional do planeta. Na Terra a velocidade de escape vale 11,2 km/s e na lua vale 2,38 km/s.

A cada 3 dias uma nova galáxia é descoberta no universo.

No universo existem aproximadamente 300 mil bilhões de bilhões de sóis equivalentes ao nosso e aproximadamente 1500 bilhões de galáxias equivalentes a nossa.

Dois irmãos gêmeos estão lado a lado em repouso visto do referencial da Terra. Um deles sai correndo com velocidade de 1 m/s, percorre 100 metros na ida e mais 100 metros na volta, sempre mantendo constante sua velocidade. O gêmeo que correu terá envelhecido neste percurso 0,000000000000001 segundo a menos que o gêmeo que ficou parado.(Referência: Exploring Black Holes - Introduction to General Relativity, Edwin F. Taylor and John Archibald Wheeler)

esse material foi encontrado no site: http://www.ft.org.br/site/painel/html/curiosidades.html

bom domingo a todos!
:)

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Notícia...

Físico brasileiro abriu caminho ao Nobel
(Jornal Correio do Povo, quarta-feira 10 de outubro de 2007, p.8)
Prêmio concedido a um francês e um alemão veio no rastro do trabalho de Mário Balbich, o primeiro a descrever o fenômeno.
O Prêmio Nobel de Física deste ano reconhece a importância da tecnologia usada para ler dados nos discos rígidos de computadores, o que permitiu que esses discos fossem miniaturizados na última década. Os ganhadores são o francês Albert Fert e o alemão Peter Grumberg, pela descoberta da magnetorresistência gigante (GMR), o fenômeno pelo qual pequenas diferenças em um campo magnético provocam grandes diferenças na resistência elétrica, em um sistema preparado adequadamente.
O físico brasileiro Mário Norberto Balbich foi o primeiro cientista a descrever o fenômeno, em artigo publicado na revista Physical Review Letters, em 1988. Ele trabalhava no laboratório de Fert, na Universidade Paris-Sul, na França, quando realizou as primeiras medições da mudança na resistência elétrica de materiais formados por camadas alternadas,com poucos átomos de espessura, de metais magnéticos e não-magnéticos. Balbich que atualmente é membro do Instituto de Física da UFRGS, descobriu que a resistência variava de forma impressionante, mesmo com campos magnéticos pouco intensos.
O processo de criação de materiais com GMR envolve nanotecnologia, a manipulaçao de materiais no nível de alguns poucos átomos. A GMR foi adotada como tecnologia para a leitura de discos rígidos de computadores a partir de 1997. Nesses discos, a informação,registrada magneticamente, tem de ser convertida em corrente elétrica. "O desenvolvimento dos computadores mostrou, nos últimos anos, que essa foi uma contribuição importante", disse Peter Grumberg, pouco depois de receber a noticia de que partilharia o prêmio com Fert. Os dois dividirão uma quantia equivalente a 1,5 milhão de dólares.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Algumas curiosidades matemáticas...

O diâmetro da Terra: Regras de três e Trigonometria

diametroO diâmetro da Terra foi medido pela primeira vez por Eratóstenes, sem que ele saisse da biblioteca em que trabalhava, localizada na cidade de Alexandria, no norte do Egito, entre 276 a.C e 196 a.C.. Ele era o responsável pela biblioteca do museu, tinha muitos interesses sobre as ciências e ouviu comentários de viajantes que tinham estado na cidade de Siene, onde está localizada hoje a represa de Assuam, que exatamente ao meio dia do primeiro dia de verão (21 de junho), o Sol se colocava sobre as cabeças das pessoas, dirigindo os raios de uma forma vertical. Olhando-se um poço profundo, podia-se ver o reflexo do Sol no fundo do poço. Eratóstenes observou que neste mesmo dia e hora em Alexandria havia uma sombra provocada por raios solares que não estavam sendo projetados verticalmente, mas formando um ângulo um pouquinho maior que 7° em relação à cidade de Siene que ficava 800Km mais ao Sul.

Partindo destas informações e levando em consideração que muitas medidas da época eram imprecisas, Eratóstenes calculou o diâmetro da Terra fazendo a seguinte análise:

Se uma circunferência tem 360° e um deslocamento angular de 7° corresponde aproximadamente a 1/50 avos de um círculo que em graus equivale a 800Km, então a volta completa deverá corresponder ao diâmetro da Terra, que deverá ser aproximadamente 800×50Km=40.000Km.

Atualmente, o diâmetro da Terra mede 39.830 Km e observamos que a medida obtida para a época, devido a imprecisão de muitas informações, era excelente.

Observamos que a simples análise de uma regra de três simples e direta permitiu tal cálculo juntamente com outra idéia matemática de que a projeção de raios solares pode ser observada através da montagem de um triângulo retângulo e a medida do diâmetro pode ser calculada sem o acesso real ao local da medida. Percebemos aqui a importância dos conceitos de trigonometria e de semelhança de triângulos. :)

sábado, 6 de outubro de 2007

oi! esse material foi produzido por um colega meu (Ricardo J. Lauxen) que tem muitos conhecimentos nessa parte de astronomia.. boa leitura!:)

Por muitas vezes, nos encanta a visão do céu noturno, quando temos a oportunidade de observá-lo sem nuvens e estrelado, nos deparamos com um espetáculo cuja beleza é incalculável. O nosso universo vai muito além do alcance da nossa visão e conhecimento.
Entretanto, planetas, estrelas, e fenômenos causados pelos mesmos – como, por exemplo, uma supernova (Supernova é o nome dado aos corpos celestes surgidos após as explosões de estrelas (estimativa) com mais de 10 massas solares, que produzem objetos extremamente brilhantes, os quais declinam até se tornarem invisíveis passadas algumas semanas ou meses, (fonte: wikipédia)) – podem ser estudados, mas como estudar esses fenomenos belos, e complexos, que ocorrem em nosso universo?
Para tentar responer perguntas do tipo, como surgiu o universo?, ou como se formaram os planetas, e as estrelas?, entre outras, o homem começou a estudar o universo de qual fazemos parte, tal como sua estrutura e evolução, assim podemos definir de uma forma simples Astronomia - que etimologicamente significa "lei das estrelas" com origem grega,(fonte: wikipédia). Se pesquisarmos em livros, internet, e outras fontes, logo saberemos que a astronomia se divide em várias áreas na tentativa de entender melhor o universo, como, astrofísica e outras mais.

Eis que suge uma dúvida, astrofísica e astronomia qual a diferença?.
A astrofísica é um ramo da astronomia que tem o intuito de entender, tudo que foi citado acima fazendo-se uso da Física, e essa aplicação é extensa.
Por fim, o universo nos intriga e desafia, e creio que somos ousados quando tentamos esplicar o nosso universo, meio de qual fazemos parte, e somos em comparação a sua imensidão seres insignificantes.
Porém, a física e a matemática são ferramentas que nos auxiliam muito nessa busca insessante de sanar nossa curiosidade e na busca de desafios maiores.

historia...

... Desde a Grécia Antiga o homem procura entender o funcionamento das coisas e buscou na ciência estas explicações. Hoje em dia, a física moderna atua em vários ramos da indústria, de tecnologia, de geração de energia entre outros.

A fisica se divide em algumas areas como por exemplo:
  • mecanica classica: trata de cinematica,ondas,eletricidade,eletromagnetismo,entre outros...
  • mecanica quantica: trata de objetos[ou particulas] de tamanhos grandes ou pequenos que se movem com velocidades muito altas[proximo a velocidade da luz "c"]
  • e muitas outras areas que trataremos ao longo do tempo com mais cuidado!

abaixo segue um resumido historico da fisica:

480 a.C. - O grego Leucipo chega a conclusão de que a matéria de todos os corpos é composta por partículas microscópicas chamadas de átomos.

260 a.C. - O grego Arquimedes descobre que os corpos flutuam, pois deslocam um pouco de líquido para os lados.

1589 - O Galileu Galilei, cientista italiano, chega a conclusão de que todos os corpos caem numa mesma velocidade independente de seu peso. É o princípio da física moderna e da lei de queda livre dos corpos.

1648 - Blaise Pascal faz importantes pesquisas sobre a pressão gerada pelo peso dos gases e da água.

1666 - O pesquisador inglês Isaac Newton(ele desenvolveu o calculo diferencial integral para dar base a suas teorias) chega a conclusão que a luz é formada pela junção de várias cores.

1678 - O físico holandês Christiaan Huygens é o primeiro a defender a idéia de que a luz se propaga como se fosse uma onda.

1687 - O físico Isaac Newton publica Princípios Matemáticos da Filosofia Natural(mais conhecido como Principhia). Neste livro, Newton define as principais leis da mecânica e demonstra que os corpos se atraem pela força de gravidade.

1752 - O pesquisador norte-americano Benjamim Franklin divulga suas pesquisas sobre raios, demonstrando que existem dois tipos de cargas elétricas, a negativa e a positiva.

1800 - O astrônomo inglês William Herschel faz uma importante descoberta sobre o Sol. O astro emite raios infravermelhos.

1822 - O matemático francês Jean-Baptiste Fourier desenvolve várias fórmulas sobre o fluxo de calor.

1847 - O físico Joule desenvolve a Primeira Lei da Termodinâmica, comprovando que a energia não pode ser criada, nem destruída.

1859 - O físico inglês James Clerk Maxwell desenvolve a Teoria Cinética dos Gases, demonstra como calcular a velocidade dos átomos de um gás.

1865 - Logo mais, o mesmo cientista anterior descobre a força eletromagnética, estudando a ação da energia elétrica e da magnética.

1888- O cientista alemão Heinrich Hertz produz em laboratório as primeiras ondas de rádio.

1895 - Pesquisas do cientista alemão Wilheim Konrad Röntgen mostra a existência dos raios X.

1900 - O cientista alemão Max Planck faz pesquisas importantes na campo da Física Quântica. Estes estudos serviram de base para o desenvolvimento da Teoria da Relatividade.

1905 - O cientista alemão Albert Einstein cria a Teoria da Relatividade, onde conclui que o tempo não é absoluto.

1911 - O físico australiano Ernest Rutherford observa que quase toda a massa de um átomo se concentra em seu núcleo que é muito duro.

1932 - O físico inglês James Chadwick descobre a existência o nêutron, uma das partículas que forma o núcleo do átomo junto com o próton.

1939 - Os físico-químicos alemães Otto Hahn e Lise Meitner realizam experiência onde conseguem fazer a fissão do núcleo do urânio, partindo seu núcleo.

1975 - O inglês Stephen Hawking conclui que um buraco negro pode evaporar, perdendo uma pequena quantidade de massa.

1999 - A física dinamarquesa Lene Vestergaard, consegue reduzir a velocidade da luz, fazendo com que esta ultrapasse uma matéria conhecida como condensado de Bose-Einsten. A velocidade da luz é reduzida em 18 milhões de vezes.

2000 - Cientistas do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares comprovam que é possível tirar partículas subatômicas, os quarks, dos prótons e nêutrons.

Depois de tudo isso...hoje em dia, o campo de atuaçao da fisica se da em diversos lugares, por exemplo: controle de qualidade de imagens produzidas por raios-x, processamento e estudo de imagens obtidas por satelites que orbitam a Terra, supercondutividade utilizada em trens de levitaçao magnetica, movimentos dos planetas, modelos climatologicos...e ainda tem outros campos como ensino de fisica,modelagem computacional...entao vemos que a ciencia é bem mais presente do que se imagina!

"Penso, logo existo!" [Descartes]

um pouco sobre o Blog...

Oi! Estou criando esse blog, porque sou uma pessoa apaixonada por fisica e matematica... e sei que muitas pessoas tem idéias erradas sobre essas ciencias, acham que é fora da realidade, que é muito dificil aprender... sou estudante do curso de fisica, e sei que a ciencia está muito mais presente no cotidiano do que se possa imaginar...
O objetivo desse blog é trazer, aos interessados ou apenas curiosos mesmo, um pouco mais de conhecimento sobre ciencia. O que é passado nas escolas é uma parte muito pequena do que realmente se sabe, porem é passado como apenas formulas e mais formulas e ciencia é muito mais do que isso!
Espero que este seja um espaço onde voces possam adquirir novos conhecimentos e tambem tirar suas duvidas sobre algum assunto..
muito obrigada pela atençao!
"A batida das asas de uma gaivota pode mudar para sempre a trajetoria futura do tempo" (Edward Lorenz 1963):)