oi! esse material foi produzido por um colega meu (Ricardo J. Lauxen) que tem muitos conhecimentos nessa parte de astronomia.. boa leitura!:)
Por muitas vezes, nos encanta a visão do céu noturno, quando temos a oportunidade de observá-lo sem nuvens e estrelado, nos deparamos com um espetáculo cuja beleza é incalculável. O nosso universo vai muito além do alcance da nossa visão e conhecimento.
Entretanto, planetas, estrelas, e fenômenos causados pelos mesmos – como, por exemplo, uma supernova (Supernova é o nome dado aos corpos celestes surgidos após as explosões de estrelas (estimativa) com mais de 10 massas solares, que produzem objetos extremamente brilhantes, os quais declinam até se tornarem invisíveis passadas algumas semanas ou meses, (fonte: wikipédia)) – podem ser estudados, mas como estudar esses fenomenos belos, e complexos, que ocorrem em nosso universo?
Para tentar responer perguntas do tipo, como surgiu o universo?, ou como se formaram os planetas, e as estrelas?, entre outras, o homem começou a estudar o universo de qual fazemos parte, tal como sua estrutura e evolução, assim podemos definir de uma forma simples Astronomia - que etimologicamente significa "lei das estrelas" com origem grega,(fonte: wikipédia). Se pesquisarmos em livros, internet, e outras fontes, logo saberemos que a astronomia se divide em várias áreas na tentativa de entender melhor o universo, como, astrofísica e outras mais.
Eis que suge uma dúvida, astrofísica e astronomia qual a diferença?.
A astrofísica é um ramo da astronomia que tem o intuito de entender, tudo que foi citado acima fazendo-se uso da Física, e essa aplicação é extensa.
Por fim, o universo nos intriga e desafia, e creio que somos ousados quando tentamos esplicar o nosso universo, meio de qual fazemos parte, e somos em comparação a sua imensidão seres insignificantes.
Porém, a física e a matemática são ferramentas que nos auxiliam muito nessa busca insessante de sanar nossa curiosidade e na busca de desafios maiores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário