quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Vamos falar de sons...

... quando estudamos ondas, a primeira aplicaçao em que pensamos são as ondas sonoras que são as mais presentes em nosso dia-a-dia...
A seguir vamos ver algumas definições e características dos sons que ouvimos...

Ondas sonoras:
O som é uma onda mecânica longitudinal, resultado do aparecimento de zonas de compressão e rarefação no meio em que se propaga. Nas ondas mecânicas, as vibrações das partículas materiais criam a onda, como em molas, cordas, superfícies de líquidos, etc. Por causa disso, esse tipo de onda precisa de um meio material para existir. As ondas longitudinais se propagam na mesma direção da vibração da fonte. Nossas cordas vocais estão posicionadas na garganta de tal maneira a vibrar na direção de expulsão do ar, para poder propagar o som de nossa voz no sentido do tubo traqueal.
Qualidades fisiológicas do som:
Há várias grandezas físicas que caracterizam o som. Três delas merecem destaque e são chamadas de qualidades fisiológicas do som, pelas quais nossa percepção sonora atua: a altura, a intensidade e o timbre. A altura permite que o ouvido humano diferencie um som grave de um som agudo. Por exemplo, a voz de um homem é grave enquanto que a de uma mulher é aguda. Em outras palavras, o homem fala mais baixo que a mulher. Os sons graves possuem freqüências menores que os sons agudos. Por isso, a mulher fala com maior freqüência. Já a intensidade relaciona-se à potência do som e distingue um som forte ou intenso de um som fraco. Equivale ao volume do som. Diariamente cometemos um erro ao dizer "aumenta o som" ou "abaixa o som", porque estamos misturando essas duas qualidades. Por fim. o timbre diferencia as fontes sonoras em mesma altura e intensidade, como os sons de um piano e de um sax tocando uma mesma nota.
Som audível e inaudível:

É considerado como som audível aquelas ondas que consigam sensibilizar o ouvido humano, com freqüências variando em torno de 20 a 20.000 Hz, em média. Abaixo da freqüência mínima, ele é chamado de infra-som e acima da freqüência máxima, denomina-se ultra-som. Ambos os sons, ultra-som e infra-som, são inaudíveis para o ouvido humano.
Esse material foi encontrado no site:http://www.ufpa.br/ccen/fisica/aplicada/trovaoc.htm
Boa leitura! :)

2 comentários:

professor Danilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
professor Danilo disse...

Ola, estou montando um blog de fisica tbm, parabéns pelo blog. Vou colocar um link dele no meu blog.. se der passa por lá.. abraços !!!!