domingo, 11 de novembro de 2007

Afinal o que são os Neutrinos??

São partículas elementares da matéria/energia, que possuem carga elétrica neutra e uma massa quase desprezível, (antigamente acreditava-se que não possuíam massa, porém já foi comprovado que apesar de muito pequena essa massa existe!). Para termos uma melhor compreensão do tamanho dessas partículas o elétron tem 511 mil eV, enquanto que a massa dos neutrinos está entre 0.03 e 0.1 eV. ( Uma curiosidade interessante é que estima-se que se a massa de todos os neutrinos que existem no universo fosse somada, seria equivalente a massa de TODAS as estrelas!!)

Os neutrinos são formados em processos de desintegração beta e desintegração dos mésons K. Eles têm uma velocidade próxima à velocidade da luz e chegam à Terra através da radiação cósmica. Sofrem apenas interações fracas e gravitacionais.
Para essas partículas a matéria é transparente, atravessam a Terra (e alguns pensam que talvez o Sol também), praticamente sem perder energia. (Imaginem que nesse momento em media 60 bilhões de neutrinos por segundo estão atravessando o corpo de vocês enquanto lêem esse post!!)

Mas qual é a importância dessas partículas que são tão simples, sem carga e que têm massa quase desprezível?

Elas trazem muitas informações sobre nosso universo, por exemplo, a idade do universo e também a quantidade de matéria/energia negra existente no espaço, o que pode nos ajudar a descobrir se o universo é aberto, fechado ou plano. Podemos, com ajuda dos neutrinos também, estudar as reações termonucleares que ocorrem no Sol, de forma a obter mais informações sobre a nossa estrela! Realmente é muito importante estuda-los para que possamos entender cada vez melhor o nosso universo!!:)

Nenhum comentário: